Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C

Novos contadores de eletricidade inteligentes

Energia eletrica 1 970 2500
19 Julho 2019

 

O crescimento do mercado livre, bem como o aumento de empresas comercializadoras, impulsionou também, à melhoria dos equipamentos de contagem de eletricidade. Em Portugal, a instalação tem demorado um por todo o pais. No entanto, existem prazos estabelecidos para a conclusão do projeto em curso.

O que são os contadores inteligentes?

A distribuidora nacional estima que até 2022, todos os locais de consumo de eletricidade terão instalados os novos contadores inteligentes. Além de mais oferta para o consumidor, o crescimento do mercado livre de energia, impulsionou a melhoria das instalações elétricas, mais concretamente, à instalação de novos equipamentos de medição de energia elétrica.

Como posso mudar para um contador inteligente?

O processo é simples: a distribuidora de energia envia uma carta ao consumidor, fazendo referência à data da alteração do contador.

Não é obrigatório a presença do cliente, no entanto, é sempre aconselhado que esteja. Este processo é aplicado a todos os consumidores das diferentes empresas de eletricidade do país. Uma das grandes vantagens destes novos contadores é pelo facto de transmitir as leituras reais à distância, ou seja, não é “obrigatório” enviar as leituras, caso o cliente não pretenda. Tem a particularidade, também, de “registar” onde e quando gasta mais eletricidade, permitindo poupar na conta da luz.

Além disto, sempre que seja necessário alterar a potência contratada, a tarifa contratada ou do ciclo horário, estas ocorrerão de igual forma à distância. É de salientar que tanto a alteração de companhia luz, como localizar possiveis avarias passarão a ser mais fáceis. Provavelmente existirá mais que um modelo de contador, no entanto, a distribuidora de energia já dispõe de um contador de última geração, onde as comunicações serão efetuadas através de uma ligação à internet.

.

Como pedir um contador inteligente?

Para qualquer questão relacionada com os novos contadores inteligente ou se pretende solicitar já o seu, contacte através do 808 100 100 (edp distribuição), sem custos para o cliente.

Recentamente foi decidido pelo Estado a redução do IVA na eletricidade de 23% para 6%, mas apenas no termo fixo, isto é, no termo de potência contratada. Esta redução é aplicável apenas para contratos cujas potências não superem os 3,45kwh. Os consumidores que pretendam beneficiar desta redução, deverão contactar com as companhias elétricas.